Anestesia geral e controle de dor

O principal objetivo de uma anestesia bem sucedida é a completa abolição da sensação dolorosa durante o procedimento cirúrgico, bem como o relaxamento muscular para propiciar o acesso cirúrgico. Outros objetivos são pretendidos como a diminuição da resposta endócrina e metabólica perante a injúria cirúrgica e um estado em que o paciente permaneça continuamente dormindo durante o ato anestésico.

A sedação é um procedimento que pode ser usado em situações como raio-x ou exames clínicos onde o animal é muito bravo ou está com muita dor, ou outras situação que ofereça algum risco, uma leve sedação, com autorização do proprietário, se faz necessária.

Manifestação e tratamento da dor

A dor foi definida em 1986, pela Associação Internacional para o Estudo da Dor, como uma experiência sensorial e emocional desagradável que está associada a lesões reais ou potenciais.

O tratamento da dor de forma preventiva ou mais especificamente, de forma preemptiva, consiste na administração de analgésicos antes que o processo inflamatório associado a uma lesão tecidual desencadeie o estímulo doloroso.
Faz parte da rotina a utilização de diversas classes de fármacos com ação analgésica como anti-inflamatórios, opióides, anestésicos locais, entre outros, de forma isolada ou associados entre si, proporcionando analgesia multimodal ou balanceada com grande eficiência e mínimos efeitos colaterais.

A dor em pequenos animais pode ser observada através de alterações comportamentais, facilmente percebidas pelo proprietário, como aumento da ingestão de água, redução ou perda de apetite, aumento ou diminuição da temperatura corporal ou o ato de mancar.

Sinais de dor no cão:
• Vocalização;
• Buscar atenção;
• Esconde região afetada;
• Postura arqueada;
• Tremores;
• Aumento da frequência respiratória;
• Lambe região afetada.

Sinais de dor no gato:
• Vocalização rara;
• Rosna com aproximação;
• Esconde região afetada;
• Postura arqueada;
• Atividade diminuída;
• Ausência de autolimpeza.
• Pode ronronar à beira da morte.

Estrutura Física e Equipamentos

A clinica Pronto dog conta com uma sala de cirurgia totalmente equipada com monitor multiparamétrico, para a monitoração anestesia inalatória, pronta para atender cirurgias de rotina, assim como urgências e emergências de qualquer natureza.