Ozonioterapia

A Ozonioterapia consiste no uso do oxigênio e do ozônio de forma terapêutica. Dentre seus efeitos podemos citar o anti-inflamatório, a imunomodulador, antimicrobiano e cicatrizante.

Como a terapia é realizada?

Existem várias vias de aplicação do ozônio. As principais formas são a aplicação do gás de forma local (que pode ser realizada em pontos de acupuntura) por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, a insuflação retal e a auto-hemoterapia maior ou menor (quando se ozoniza e em seguida reaplica o sangue do próprio paciente). Também pode-se ozonizar óleos a água para uso tópico, limpeza de tecido ou até mesmo uso oral.

Quais são os efeitos da ozoniterapia em animais?

Ela é capaz de reduzir a agregação plaquetária, desfazer o empilhamento de hemácias, modula o estresse oxidativo, reduz a produção de tecido de granulação exuberante, melhora a circulação local e a perfusão tecidual, promove desinfecção e desbridamento de feridas e estimula a cicatrização e epitelização. Além disso, possui efeito anti-inflamatório, antálgico, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida.

Quais as indicações da ozônio terapia animal?

Podemos citar dentre outras indicações a doença do disco intervertebral, espondilose, osteoartrites, tendinopatias, artrites sépticas, discoespondilites, sepse, osteomielite, feridas contaminadas, infecção do trato urinário, fistulas e abscessos, piodermites, dermatopatias alérgicas, papilomas, doença intestinal inflamatória crônica, diabetes, insuficiência renal crônica, doenças isquêmicas, tratamento de feridas e escaras de decúbito, queimaduras, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ceratoconjutivite seca, glaucoma crônico, hepatopatias, doenças neurodegenerativas, adjuvante no tratamento do câncer e para amenizar os efeitos colaterais de quimioterapia.

Quais são as contra-indicações?

Devemos ter cuidado com animais senis, debilitados e anêmicos. Em casos como esses, a ozonioterapia por algumas vias deve ser evitada, ou então feita de forma cautelosa.

Os efeitos do ozônio são rápidos?

Sim, dependendo do caso podemos ter um efeito bastante rápido, com resultados a partir da primeira ou segunda aplicação (em quadros de dor crônica, por exemplo). Porém a resposta varia de acordo com o paciente e com a patologia, podendo demorar mais para os resultados começarem a serem observados.

O ozônio é dolorido?

A aplicação do gás ozônio pode doer se a concentração está alta. Em doses com concentrações menores, utilizadas nas primeiras aplicações, o gás não causa dor.