Laserterapia

Como funciona?

O Laser e o LED terapêutico são as luzes utilizadas na fototerapia em animais É um tratamento indolor em que a luz é focada no local da lesão por um tempo determinado de acordo com o objetivo desejado. O número de sessões é variável, em casos agudos podem ser necessárias apenas uma ou duas sessões, em casos crônicos o pet pode precisar de sessões periódicas para manter os efeitos.

Para que serve?

O Laser é indicado, principalmente, para alívio de dores crônicas ou agudas de diversas causas (discopatias; osteoartroses) contraturas musculares, pinçamentos nervosos, dor neuropática. Também é muito utilizada para auxiliar a cicatrização feridas, infecções (Bactérias/ fungos), inflamações, acelerar a cicatrização de lesões na pele (feridas extensas e contaminadas), edemas, entre outros. Um processo seguro e indolor que evita o estresse do animal.

Existem três tipos de Luzes que podem ser combinadas para um efeito completo. São elas:

Luz Azul

Possui ação bactericida e fungicida, promove hidratação e limpeza dos tecidos. Previne e trata infeccções, tem efeito clareador /despigmentante e traz brilho e sedosidade para os pele e pelos.

Luz vermelha

Ajuda a conter processos inflamatórios, atua na regeneração de tecidos, melhora a vascularização e promove angiogênese, estimula síntese de colágeno e elastina, estimula produção de ATP, realiza a quebra da molécula de gordura (laerlipólise), realiza a acupuntura veterinária não invasiva é o laser responsável pela inovadora TERAPIA ILIB.

Luz infravermelha

Tem a função analgésica, atua na drenagem linfática, portanto em edemas, tem efeito anti-inflamatório e aumenta em 40 % a absorção de fármacos, promove bioestimulação profunda (regeneração de ossos, nervos, cartilagens e etc.) realiza acupuntura veterinária não invasiva.

Terapia ILIB (Intravascular Laser Irradiation Of Blood)

É uma técnica de aplicação extravascular de Laser Terapêutico ILIB, consiste na irradiação de LASER vermelho em uma das artérias principais do animal, onde essa luz irradiada na circulação terá efeitos sistêmicos e auxiliará em diversas doenças.

Melhora a circulação e oxigenação dos tecidos; Melhora resposta celular de todo organismo, mantém o sistema imunológico ativo; Acelera o metabolismo; Tem ação antioxidante; Diminui fadiga muscular e cansaço; Potencializa um tratamento que já esteja instituído; Tem ação cicatrizante e analgésica.

Existe alguma contra-indicação?

É contra indicado no caso de prenhez e na região dos olhos (pode causar lesões de retina), placas epifisárias, gânglios simpáticos, áreas hemorrágicas e gônadas. Tem restrição relativa para casos de pets com neoplasia. Nestes animais, o veterinário deve avaliar se deve ser aplicada a terapia.