siga-nos

Odontologia

A odontologia veterinária é uma especialidade que se dedica a estudar, prevenir, diagnosticar e tratar o sistema estomatognático, que compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, elementos dentais.
A preocupação crescente com a saúde oral está relacionada à possibilidade de aumentar a expectativa de vida dos animais, sabendo que as patologias orais interferem na sanidade geral do paciente.
Aproximadamente 85% dos cães e gatos adultos, acima de três anos, apresentam a doença periodontal. Além, doença periodontal outras afecções da cavidade oral, podem ocorrer em cães e gatos de diferentes faixas etárias, como: persistência de dentes de leite; fraturas dentais; hipoplasia de esmalte; alterações ortodônticas; fraturas mandibulares e maxilares; neoplasias, defeitos no palato (céu da boca) ou no lábio; lesão de gengiva e reabsorção dental.

As doenças orais podem causar dor, desconforto durante a alimentação e deglutição, interferem no temperamento do animal e podem diminuir a expectativa de vida dos animais, com alguns agravantes. É sabido que bactérias presentes na cavidade oral podem afetar órgãos como; rins, fígado, coração, como também articulações. Sempre lembramos que, muitas doenças sistêmicas são causadas pela falta de saúde oral.

Algumas afecções são de fácil identificação como, por exemplo, nos casos de tártaro e fratura dental, outras necessitam de uma avaliação mais minuciosa pelo especialista. Todas essas situações requerem intervenção do médico veterinário especialista em odontologia veterinária para que o melhor tratamento seja instituído.

A saúde oral dos animais é tão importante quanto à saúde oral humana.

Seta-Converted2
voltar
LogoWhts CloseWhts WhatsApp
whatsapp icon

Banho e Tosa

Tem dúvidas? Me chama!

whatsapp icon

Atendimento Clínico

Tem dúvidas? Me chama!

whatsapp icon

Vacina

Tem dúvidas? Me chama!