Cirurgia Geral

Cirurgias eletivas são aquelas sem caráter de urgência que podem ser agendadas com antecedência, como castrações de fêmeas e machos praticadas como método contraceptivo, evitando na fêmea, tanto o cio como prenhez indesejada.

Algumas cirurgias fazem parte de tratamento e possuem caráter de urgência, como remoção de tumores, piometra, cesarianas, cálculo vesical e outras, que são importantes devido à evolução rápida e implacável.
As cirurgias emergenciais são aquelas onde a doença causa risco para a vida do animal, como uroperitônio (ruptura vesical), hemorragia interna, hérnia diafragmática e dilatação/torção gástrica, que ocorre em cães grandes e pode levar a morte se não houver rápido tratamento clínico e cirúrgico.

Outro grupo são as cirurgias indicadas para o diagnóstico de doenças (cirurgias exploratórias e biopsias), que são realizadas quando o diagnóstico da doença depende da direta visualização dos órgãos e colheita de fragmentos para análise (biopsia cirúrgica). O principal exemplo deste tipo de cirurgia é a laparotomia exploratória para diagnóstico e tratamento das crises de dor abdominal súbita (abdômen agudo), que normalmente são causadas por perfurações de vísceras, torções intestinais e corpos estranhos.

Estrutura física, equipamentos e materiais

Contamos com uma sala esterilizada e equipada para cirurgias, com dois aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico e demais acessórios cirúrgicos.

A esterilidade é um dos principais quesitos no sucesso cirúrgico, uma vez que os tecidos fragilizados pela cirurgia se tornam suscetíveis a infecções oportunistas. Todos os materiais utilizados em cirurgias são criteriosamente higienizados e esterilizados por pressão úmida (autoclave).

Os materiais utilizados nas cirurgias são escolhidos para garantir segurança e melhores resultados e incluem instrumentais cirúrgicos delicados, fios cirúrgicos de alta tecnologia, implantes ortopédicos, anestésicos e materiais específicos para cirurgia de cães e gatos.