atendimento 24 horas
67 3306.7612
siga-nos

Seu pet merece ar puro!

18.05.2023
Cuidados
Dicas

Fumar é prejudicial não só para nós, humanos, mas também para nossos queridos animais de estimação. A fumaça simplesmente não combina com os pulmões peludos dos nossos pets. Surpreendente, não é mesmo?

Uma pesquisa da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, revela que os animais de estimação correm um risco ainda maior do que nós, humanos, de sofrerem com o fumo passivo. Eles não apenas inalam mais fumaça, mas também ingerem nicotina ao limpar seus pelos. Imagine o sufoco que isso deve ser para eles! Assim como nós, os animais que convivem com tutores fumantes estão propensos a uma série de problemas de saúde, incluindo bronquite crônica, dermatites alérgicas, conjuntivites e até mesmo câncer de pulmão. 

A médica veterinária Sofia Wistuba, especialista em Cardiopneumologia, alerta que devemos evitar fumar perto dos nossos animais, assim como fazemos com as crianças. "Da mesma forma que se deve evitar fumar perto das crianças, deve-se evitar fumar perto dos animais, pois isso também pode causar problemas respiratórios", diz ela. Concordemos, fumaça e pulmões peludos definitivamente não combinam!

Nossos cãezinhos e gatinhos enfrentam uma série de problemas devido ao fumo passivo. Bronquite alérgica, alergias, problemas respiratórios e até mesmo câncer estão na lista. Sabia que os tumores nasais são duas vezes mais comuns em cães que moram com fumantes? A fumaça passa rapidamente pela via respiratória dos cães de focinho curto, como shitzus e pugs, e faz com que as toxinas se instalem nos pulmões. É realmente sufocante!

Mas não entre em desespero! Se você é fumante e não consegue ou não quer parar, saiba que é possível minimizar os danos do cigarro aos nossos queridos pets. Que tal expelir a fumaça pela janela ao acender um cigarro? Assim, você preserva não só a sua saúde, mas também a deles.

Caso perceba espirros ou tosses em seu peludinho, é melhor agendar uma consulta com o veterinário o quanto antes. Exames devem ser realizados e os tratamentos adequados precisam ser iniciados para garantir a saúde e o bem-estar do seu bichinho. A veterinária Sofia Wistuba recomenda que pets de tutores fumantes sejam levados com mais frequência para checkups. Os mais velhos devem ser avaliados a cada seis meses, enquanto os mais jovens podem ir uma vez por ano. Ah, e não se esqueça de lavar as mãos após fumar, pois o resíduo de nicotina pode causar problemas de pele nos animais.

Então, meu amigo fumante, que tal fazer uma pausa no cigarro quando estiver perto dos seus bichinhos? Afinal, eles são parte da nossa família e merecem toda a proteção e cuidado. Além disso, você já imaginou a cara engraçada que eles fazem ao tentar fugir da fumaça? Vamos cuidar da saúde deles e tornar o mundo um lugar mais saudável e divertido para todos! 

Por Marketing: Clínica Pronto Dog & Cat
Compartilhar
facebook twitter whatsapp

Relacionados

LogoWhts CloseWhts WhatsApp
whatsapp icon

Contato

Tem dúvidas? Me chama!

whatsapp icon

Comercial

Tem dúvidas? Me chama!