Dermatologia em cães e gatos

30.06.2022
Artigo Cientifico

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do cão e gato que é a pele, englobando ainda os anexos cutâneos como pelo, unhas e glândulas. As doenças de pele são responsáveis pelo maior número de atendimento em clínicas veterinárias.

As mais comuns no cão são as derivadas de ectoparasitas (escabiose e demodicose), alergias (DAPP), disqueratoses (seborréias), piodermites, fungos (dermatofitose, malassezia) e alterações hormonais (hiperadrenocorticismo). Não devemos esquecer que estamos numa região onde a zoonose Leishmaniose é altamente presente e qualquer lesão de pele apresentada deve ser feito exame de diagnóstico para esta doença.

Nos felinos temos com muita frequência as micoses superficiais (dermatofitoses) e otoacaríases (sarna de orelha), bem como alergias e escabiose.

É importante salientar que as doenças dermatológicas são muito semelhantes entre si quanto ao tipo e aspecto das lesões e podem confundir mesmo o clínico geral não habituado com o diagnóstico específico das dermatopatias.

É fundamental que procure um veterinário com experiência  em dermatologia para o diagnóstico preciso das doenças, evitando assim submeter o animal a tentativa e erros terapêuticos, o que muitas vezes agravam o quadro e dificulta o correto diagnóstico que deve ser feito embasado em exames de sangue e laboratoriais  para assim obter sucesso no tratamento.

Deve-se salientar que a estrutura da pele dos animais é diferente do humano, portanto os produtos utilizados na prevenção e tratamento das doenças devem ser de uso exclusivo para animais.

* Ariadna Cristina de Almeida Fernandes (CRMV/MS 4207; Clínica e Cirurgia Geral em Pequenos Animais; Centro Universitário Barão de Mauá/ 2009; (Bacharel em Direito – UFU- 1999)

Por Marketing: Clínica Pronto Dog & Cat
facebook twitter whatsapp