Dicas e Artigos

13 cuidados ao comprar um animal exótico

Ao escolher um animal de estimação exótico é importante considerar as razões que você quer um animal de estimação e da realidade de cuidar do tipo de animal de estimação que você deseja. E devido às particularidades dos animais exóticos, escolher um deles não é apenas uma decisão de ir até a loja e comprar um deles. Vai exigir muito mais cuidados do que você imagina.

1 - Qual é a sua motivação?
Se você está pensando em um animal de estimação exótico para o fator “cool”, por favor, reconsidere escolher um animal de estimação exótico. O compromisso de longo prazo pode ser esmagador , uma vez que a novidade se desgasta. Considere se um animal de estimação realmente vai atender às suas expectativas e se encaixam em seus planos a longo prazo. Sua escolha do animal de estimação exótico também deve ser baseada em sua capacidade (em tempo e dinheiro) para fornecer moradia adequada, espaço, cuidado e atenção.

2 - O animal de estimação é legalizado?
Em primeiro lugar, descubra quais os tipos de animais de estimação são ilegais em sua área. Não ignore as leis (mesmo as arcaicas) só porque você pode. Além disso, somente compre animais de estimação de vendedores autorizados e legalizados pelo IBAMA. Qualquer situação diferente é um caso de estímulo ao tráfico de animais e você estará ajudando a prejudicar mais ainda a vida dos animais e a natureza.

3 - Sociabilidade do animal exótico
Você quer um animal de estimação que gosta de interação humana ou um animal de estimação que está mais feliz sem manipulação regular? Isso pode parecer uma pergunta boba, mas muitos donos de animais ficam decepcionados ao descobrirem que seus pets não são muito chegados ao calor humano.

4 - Requisitos de alimentação para o animal exótico
Alimentos preparados comercialmente estão disponíveis para várias espécies animais, mas outros exigem uma variedade de alimentos frescos preparados diariamente, ou até mesmo ratos ou insetos em suas dietas.

5 - Habitação para um animal exótico
Considere o tamanho e tipo de habitação que será necessário. Também pense sobre o equipamento especial que pode ser necessário (por exemplo, iluminação ultravioleta).

6 - Despesas com animais exóticos
Tenha em mente que a habitação, alimentação, assistência veterinária e outras despesas são muitas vezes maiores do que o custo do próprio animal de estimação. Considere cuidadosamente o que você pode pagar ao escolher um animal de estimação.

7 - Compatibilidade com crianças
Alguns animais são mal adaptados para viver com crianças pequenas. Portanto, se você tem ou planeja ter filhos, suas opções de animais exóticos podem ser mais limitadas.

8 - Um ou mais animais exóticos em casa
Alguns animais de estimação são mais felizes como animais de estimação únicos, mas outros serão muito mais conteúdo com um companheiro da mesma espécie. Se os pares ou grupos serão mantidos, porém, os mesmos pares sexuais são preferidos para impedir a reprodução. Para outros ainda, pares de fêmeas vão se dar bem enquanto os machos devem ser mantidos isoladamente.

 9 - Compatibilidade com outros animais de estimação
Será que um novo animal de estimação se dará bem com outros animais de estimação em casa, ou será forçado para fora por outros animais de estimação em estreita proximidade com eles? Você tem que analisar isso a partir dos animais já presentes em casa e analisar a convivência atual deles com outros animais.

10 - Cuidados veterinários
É uma boa ideia ter um veterinário para cuidar de seu animal de estimação. Para alguns dos mais incomuns, pode ser difícil encontrar um disposto a atender às suas necessidades, então veja se você tem acesso a cuidados de veterinários antes de escolher um animal de estimação. Levar em consideração que muitas clínicas veterinárias talvez não possuam um veterinário especializado para atender ao mínimo sinal de dúvida com um animal exótico. 

11 - Longevidade do animal de estimação
Alguns animais de estimação vivem muito tempo e são, essencialmente, um compromisso para toda a vida. Leve isso em consideração principalmente quando levando em conta a conexão emocional com o animal.

12 - Nível de atividade do animal exótico
Alguns animais de estimação são muito ativos e necessitam de muito exercício, outros vão ser mais silenciosos e alguns são tão inativos que podem ser considerados chatos. Seus próprios hábitos aqui devem ser considerados, afinal o dono gosta mais de animais de que se assemelham com eles mesmos.

13 - Tendências destrutivas
Alguns animais de estimação nasceram para mastigar, cavar e arranhar, exigindo treinamento e uma casa montada a prova dessas garras e dentes.


Considerações finais
Pode parecer muita informação, mas ter um animal de estimação não é como comprar um carro, moto ou qualquer outra coisa. É um comprometimento com a vida e bem estar de um ser vivo. É como ter um filho. Portanto, seja sábio e pense em todas estas questões antes do seu comprometimento.
VoltarVoltar para a listagem de dicas e artigos

Veja também

Procure aqui uma namorada(o) para seu animal de estimação!

Quer compar ou anunciar filhotes? Entre em contato e saiba como!

Tem alguem que precisa de seu carinho, adote um amigo!

Prontodog

(67) 3306-7611 | 3206-7612 | 99202 - 4640 comercial@clinicaprontodog.com.br
Av. Raul Pires Barbosa, 654 - Chacara Cachoeira II - Campo Grande / MS

Desenvolvido por: Youzoom