Dicas e Artigos

Saiba o que é Dirofilariose e o que ela pode fazer com o seu cão

A Dirofilariose é uma doença causada por vermes parasitas do tipo nematódeos (como a lombriga), mas é popularmente conhecida como “verme do coração”.

O verme do coração é comumente transmitido por um mosquitos que deixam larvas que vão se desenvolver nos tecidos subcutâneos. Depois de amadurecidos, esses vermes seguem para a corrente sanguínea e se alojam no coração, mais especificamente na artéria pulmonar.

Esse verme costuma se alimentar do endotélio das veias e artérias e gerar larvas que ficarão na corrente sanguínea. Essas larvas serão ingeridas pelos mesmos tipos de mosquitos que infectaram o cão, que, por sua vez, irão infectar outros cães e o ciclo continua.

Os sintomas variam pelo grau de infecção; cães que não tenham muitos vermes no coração e larvas na corrente sanguínea podem não apresentar nenhum dos sintomas. Já cães que estão infectados por muitos vermes, podem ter vários problemas graves.

Ao ficar na parede da artéria pulmonar, a doença causa inflamação de sua parede, gerando fibrose e/ou hipertensão. A fibrose da artéria faz com que ela endureça aos poucos e deixe de pulsar, parando assim a movimentação do sangue. A hipertensão já força o coração a trabalhar mais deixando o estressado e causando o aumento de seu tamanho, ou hipertrofia. As válvulas cardíacas não conseguem acompanhar esse desenvolvimento formando um sopro no coração.

A falta de oxigenação do fígado, a trombose e o sopro do coração podem acabar matando o cão.

Primeiras medidas a serem tomadas

Como os vermes estão alojados na corrente sanguínea do cão, não se pode matar todos os vermes de uma vez administrando grandes doses de vermífugos. Caso todos os vermes morram de uma vez, eles podem entupir veias ou artérias e matar seu cão. A administração deve ser feita gradualmente e com a orientação do médico-veterinário.

A filariose é mais recorrente em locais que possuem muito mosquitos. Lugares em que há muitos mosquitos por causa de lotes baldios, água parada e lixo também podem ter maior prevalência dessa doença. É importante administrar vermífugo regularmente nos seus animais.

Saiba como é feito o tratamento

No tratamento inicial, a maioria dos cães é hospitalizada enquanto são administrados com um adulticida projetado para matar os vermes adultos. A microfilária no organismo pode ser eliminada com uma profilaxia mensal, que pode ser administrada em casa.

Para casos mais graves, tais como cães com complicações tromboembólicas (em que um coágulo que se formou se solta e viaja através do sangue para coagular outro vaso), pode ser necessária a hospitalização por um longo período de tempo.

Em alguns casos um procedimento cirúrgico pode ser necessário para remover os vermes adultos do coração direito e da artéria pulmonar através da veia jugular. Este procedimento é recomendado se a infestação consiste de um elevado número de vermes adultos.

(Essa doença é mais comum em areia de praia, por isso é recomendado que o animal de estimação seja prevenido dois meses antes de viagem e tenha um acompanhamento dois meses após retornar da viagem).

Como prevenir seu animal da temida Dirofilariose

Uma profilaxia de rotina para dirofilariose (preventiva) deve ser feita com todos os cães em situação de risco, por exemplo, aqueles que vivem em regiões endêmicas, como indicado pelo seu veterinário.

Há uma grande quantidade de remédios preventivos que são altamente eficazes e normalmente utilizados. É possível que ocorra uma reinfestação se uma profilaxia não for administrada regularmente.

É muito importante que você leve seu cãozinho na Clínica Veterinária Pronto Dog para fazer uma avaliação, pois será possível identificar seu o seu bichinho de estimação sofre com esse problema.

Serviço

A Clínica Veterinária Pronto Dog fica na Rua Raul Pires Barbosa, 795 Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande, MS. Fone (67) 3306-7611. O atendimento médico conta com plantão 24 horas com a presença do veterinário. Para o plantão, basta ligar (67) 9202-4640.
VoltarVoltar para a listagem de dicas e artigos

Veja também

Procure aqui uma namorada(o) para seu animal de estimação!

Quer compar ou anunciar filhotes? Entre em contato e saiba como!

Tem alguem que precisa de seu carinho, adote um amigo!

Prontodog

(67) 3306-7611 | 3206-7612 | 99202 - 4640 comercial@clinicaprontodog.com.br
Av. Raul Pires Barbosa, 654 - Chacara Cachoeira II - Campo Grande / MS

Desenvolvido por: Youzoom